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Aula 01 - Iniciante

Um livro inteiro de teoria musical, ou uma boa parte dele é o que deve-se saber para começar a solfejar.
Vou tentar resumir aquilo que considero mais importante:
- figuras musicais;
- fórmula de compasso;
- claves e pentagrama;
- escala maior, tonalidades e armaduras de clave;
- arpejos.

Figuras musicais

Que valor desta figura?



Respondeu: 2 ?
Errado!
Nenhuma figura musical tem valor pré-estabelecido.
O valor desta figura depende de uma referência, que chamamos de "unidade de tempo".
Sem esta "unidade" definida é impossível dizer qual é o seu valor.
Se a "unidade de tempo" for a:

Então a figura anterior (mínima) terá o valor 4.
E para ter o valor 2 a "unidade de tempo" deverá ser:

Entendeu? Não...
Funciona assim: as figuras musicais, possuem um proporção entre si. É a proporção "dobro-metade".
Por exemplo, a semínima é a metade da mínima, e a mínima é o dobro da semínima. 



Isto se aplica a todas as  figuras inclusive pausas (veja mais abaixo), que estão uma ao lado da outra (vizinhas na ordem de grandeza).
Portanto elas tem um grau de hierarquia, ordem da que vale mais até a que vale menos.
A maior figura que usamos na notação convencional hoje é a semibreve e a menor a semifusa.
Veja o quadro abaixo.




Com isto podemos estabelecer o valor de qualquer figura aplicando a proporção "dobro" toda vez que a figura é maior que a unidade, e "metade" toda vez que a figura for menor que a unidade, bastando contar quantos "passos" você andou até chegar à figura desejada.
Veja outros exemplos:


colcheia é a unidade de tempo (vale 1)


para obter o valor da fusa:

Você vai descer 2 passos, aplicando a proporção "metade", duas vezes:


Portanto o valor da fusa é:

quatro vezes menor que a colcheia.

Para obter o valor da semibreve vamos subir 3 passos: aplicando o "dobro" três vezes:



Valor da semibreve:

Oito vezes maior que a colcheia.

Pausas

Aplicamos o mesmo mecanismo de proporções para as pausas. Veja abaixo a tabela de pausas:




Fórmula de compasso

Você sabe o que é uma fórmula?
Segundo o dicionário michaelis:
Modo já estabelecido para explicar, pedir, executar ou resolver uma coisa com palavras precisas e determinadas.

Adaptando para a teoria musical: fórmula de compasso é uma indicação de como se pode dividir a música, determinar a métrica do trecho musical.
As "palavras precisas" a que se refere a definição acima, no nosso caso serão substituidas por "números", mais precisamente por uma fração matemática que possui dois números:
O número de cima (numerador) indica que a cada 5 tempos dividiremos a música em um compasso.
O número de baixo (denominador) indica que a figura musical equivalente ao número 4 será a unidade de tempo.
Como assim?!
Imagine que você tem que cortar um sanduíche de metrô.   :-)
Para cortar o sanduíche igualmente, é preciso pensar em quantas partes vai cortá-lo e qual é o tamanho do pedaço que você vai querer. Se escolher um pedaço grande vai obter menos partes; e se optar por um pedaço menor vai obter um maior número de pedaços.

Vamos voltar para um exemplo musical, mas antes, o que eu quis dizer com a frase acima "indica que a figura musical equivalente ao número 4".?????
O denominador é como se fosse uma referência de quem é a figura. Quer dizer que funciona como um apelido da figura musical. Posso chamar a figura abaixo de :


Portanto a fórmula de compasso do exemplo acima poderia ser transformada nisto:


Agora observe a tabela abaixo. Ela contém todas as figuras e os respectivos números de referência que estarão sempre no denominador da fórmula de compasso.









Claves e pentagrama

A escrita musical necessita de vários elementos para poder se concretizar. O pentagrama e as claves são dois elementos que aparecem juntos, para poder expressar altura (notas musicais : dó, mi, si, etc).
O pentagrama corresponde a um conjunto de 5 linhas ("penta" - cinco; "grama" - linha) sobre o qual são dispostos símbolos (figuras musicais), que podem estar tanto entre os espaços das linhas, ou sobre as linhas:
Para determinar quais os nomes das notas, é necessário obrigatoriamente a presença de alguma clave.

Portanto sem as claves não é possível determinar que notas estão dispostas sobre o pentagrama. Cada clave modifica a nota disposta. Portanto uma nota que tem o nome "dó" com uma clave pode ter o nome "mi" com outra clave:



Agora, como podemos saber quais são as notas escritas em uma partitura?
Primeiramente, temos que reconhecer qual é a clave disposta sobre o início do pentagrama. Existe vários tipos de claves:

Estas claves podem ser colocadas sobre diferentes linhas, modificando as notas, sobre qual linha for desenhada.
Por exemplo, a clave de sol é colocada sobre a segunda linha. Mas é possível colocá-la sobre a primeira linha também:

No primeiro caso a nota disposta sobre a 2 linha, seria sol. No segundo caso a nota disposta sobre a 1 linha seria sol.

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